Cresci numa casa onde nada que eu fizesse era valorizado, cresci aprendendo a não valorizar minhas próprias conquistas, não sei como é se sentir merecedora de uma coisa.
Lembro perfeitamente de ficar feliz por ter tirado uma nota boa, ter ido bem numa apresentação, mas nunca receber um elogio por isso, era como se nada que eu fizesse fosse importante o suficiente para minha família me parabenizar. O que é muita loucura pois sou filha única, se tem um estereótipo de que filhos únicos são mimamos, até acredito que eu seja mesmo, mas nunca tive minhas vontades e ações valorizadas.
Fui uma criança que nunca deu trabalho, nunca pedi nada pois achava que estaria incomodando, tenho irmãos por parte de pai (bem mais velhos) e sempre ouvi reclamações sobre o pedido deles, que não eram poucos, então nunca tive coragem de pedir muitas coisas. Tinha medo de ser mais um incômodo, odeio me sentir como se fosse um estorvo para os outros. Tinha tanto medo de pedir que sempre que eu tinha que pedir, eu tremia e chegava a chorar de medo de uma reação negativa.
Meu sonho sempre foi dançar, mas nunca tive incentivo de começar, aprendia tudo sozinha, não sou a melhor, mas para o que eu podia fazer dentro de um quarto sozinha já estava bom, me contentava com o pouco que eu podia ter. Mas sempre foi o meu sonho começar, hoje com quase 20 anos sinto que estou muito velha para começar, esse sentimento me mata por dentro, me poda de tentar coisas novas.. sempre acho que estou velha demais para tentar.
Velha demais para sair. Velha demais pra tentar tocar um instrumento. Velha demais para ter passa tempos.
Mas ainda tenho apenas 20 anos… só que esse sentimento desde criança permanece! Sinto que não sou capaz de começar nada, se começo acabo não terminando por medo de fracassar!
Quando entrei numa faculdade meu pai me parabenizou pela primeira vez, me deu um buquê de tulipas rosas, me senti tão mal por fazer ele gastar dinheiro comigo, que comecei a chorar e nenhum dos meus pais entendia o motivo… mas no fundo eu sabia o motivo, não me sentia merecedora de parabéns, era apenas uma coisa, não queria que fosse tão importante como diziam. Minha mãe estava tão orgulhosa, nunca tinha sentindo esse orgulho antes, parece bobo mas depois de tanto tempo se consigo algo prefiro deixar pra mim, não falo pra ninguém pois não consigo sentir a comoção pelos meus atos.
“Estou muito orgulhoso de você!”
Frase de filme para mim, apenas falaram isso uma única vez pra mim e eu chorei mais do que tudo. Tenho medo de tantas coisas que me impedem de viver, tenho medo de crescer e ser um fracasso, tenho medo de decepcionar meus pais… nasci com medo de ser quem eu sou.
Acho esse sentimento único, mas sei que não é pois existem tantas pessoas no mundo, mas das poucas vezes que me abri sobre isso, ninguém entendia esse sentimento. Queria tanto me desprender do medo e apenas viver, mas é tão difícil… me sinto incapaz de tantas coisas, ao mesmo tempo que sinto que talvez eu seja assim mesmo, sei que posso mudar, mas não vejo como.